“Aproveitamos a oportunidade para agradecer a dedicação e a força dos nossos empregados que, com sua capacidade de superação e reinvenção, contribuem para o desenvolvimento do Estado, bem como ao povo paranaense e sua inestimável colaboração e consciência – unimos forças para superar os tempos difíceis.”
Este é apenas um pequeno trecho retirado da Carta Anual de Politicas Publicas e de Governança da Sanepar, mas apenas isto basta para que os empregados, acionistas e sociedade saibam da mentira que é atual gestão da Companhia sob a tutela de Claudio Stabile.
Reconhecem apenas por palavras a capacidade de “superação e reinvenção” dos empregados, pois enquanto a sociedade se protegia de uma pandemia, o sanepariano estava nas ruas atendendo, trabalhando e não deixando faltar água para o povo paranaense.
Nas negociações do PPR de 2021, os sindicatos solicitaram a Sanepar que valorizassem os trabalhadores e retirassem do acordo dois indicadores que não são de responsabilidade dos empregados: o Índice de Satisfação com os Serviços Prestados e o indicador Evasão de Receitas.
De imediato a Companhia respondeu que NÃO, ignorando todo o esforço e sacrifício que enfrentamos em 2020 e 2021, onde muitos de nós morreram e outros ficaram com sequelas da Covid-19.
E como prêmio por todo este sacrifício humano e psicológico a Companhia joga nas costas do empregado a rejeição da sociedade pelas péssimas condições de alguns serviços prestados, onde a grande maioria é realizado por empresas terceirizadas que são contratadas a preço de banana, onde estes por sua vez, contratam a salários baixíssimos e subjugam seus empregados que trabalham em situações precárias.
Tambem o Sr Claudio Stábile fecha os olhos para os trabalhadores e culpa-os pela Evasão de Receitas, outro indicador que ficou abaixo do esperado, como se nós trabalhadores pudéssemos fazer algo para evitar este fato.
É lamentável e vergonhoso o que esta administração da Companhia está fazendo, sequer lembram de seus empregados. E fica uma pergunta: O que somos para a Diretoria da Sanepar?
Diante da recusa da Sanepar, o STAEMCP irá colocar em votação já na próxima semana o PPR de 2021.
Que em 2022 os trabalhadores pensem bem em quem vão votar para Governador, pois se Claudio Stabile nos trata desta forma, Ratinho JR, que é o responsável por colocar ele lá, também tem culpa.
Que na próxima gestão, um novo administrador seja indicado para a Sanepar, e que respeite seus empregados.