Encerrado período de votação da Assembleia que discutiu o ACT 2022/2023, e feita a apuração, o ACT foi aprovado.
Mas isso não significa que os trabalhadores estão contentes com o Acordo. Mais de 70% dos trabalhadores informou que não está feliz com a proposta sem o ganho real. Isso deve servir para acender um alerta na Companhia.
Esta negociação foi turbulenta, truculenta por parte da empresa e difícil de negociar, muitos trabalhadores queriam o caminho da Greve, mas as incertezas de um ato como este, bem como as consequências, fizeram com que a maioria aprovasse como estava.
Pior ainda é que a grande maioria dos empregados acha que a empresa não valoriza, nem respeita os trabalhadores.
E é fácil de comprovar, 60% dos empregados afirmaram que a Sanepar não valoriza nem respeita seus profissionais, e isto é um perigo! O descontentamento coloca a própria Companhia em risco.
A Sanepar sempre pregou que aplica os valores descritos na sua apresentação, mas todos estes valores essenciais no crescimento do ambiente de trabalho são ignorados.
O sanepariano precisa ser valorizado, porque são elas que dão existência a uma empresa.
Quando os funcionários são valorizados e respeitados, eles se sentem mais envolvidos e são mais compromissados com a organização, porque se sentem parte da empresa.
É primordial o gestor valorizar o seu empregado, enfatizando que ele faz parte do crescimento e do sucesso da organização, mas na Sanepar o que vemos é pressão, desmotivação e um velado assédio aos trabalhadores.
Com o ACT aprovado, iremos notificar a Companhia para que de o tramite legal.
Parabéns aos trabalhadores que participaram da assembleia!