Staemcp aguarda contraproposta da Sanepar do ACT 26/27

O Staemcp oficializou a entrega da pauta de reivindicações à Sanepar, dando início ao ciclo de negociações do novo ACT. No momento, a entidade aguarda o retorno da Companhia, que informou que analisará as pautas de todos os sindicatos representantes da categoria antes de formalizar uma contraproposta unificada.

As demandas apresentadas pelo sindicato, além de todas as reivindicações dos trabalhadores é a valorização efetiva, através de recomposição salarial robusta e aumento real, garantindo que os salários não apenas acompanhem a inflação, mas permitam o crescimento do poder de compra dos empregados.

A pauta construída pelo sindicato e trabalhadores traz pedidos ambiciosos e estruturados para garantir a segurança financeira da categoria nos próximos anos. Os pontos de destaque econômico incluem:

  • Reposição e Ganho Real para 2025: A reposição integral do INPC acumulado do período, acrescida de um ganho real correspondente a 100% do valor do INPC apurado.
  • Gatilho para o 2º Ano: Para o segundo ano de vigência do acordo, a pauta prevê um “Gatilho de Ganho Real”, somado à reposição integral do INPC. O objetivo é blindar o salário do trabalhador contra a erosão inflacionária e assegurar crescimento contínuo ao longo de todo o contrato.

Para o presidente do sindicato, a pauta reflete a necessidade de reconhecimento do capital humano da empresa, segundo Aldeir Molin, a expectativa da categoria é alta e a luta não é apenas por manutenção, mas por avanço, “a nossa categoria presta um serviço essencial e de excelência para a população e gera resultados sólidos para a companhia. Nada mais justo do que esses resultados serem compartilhados com quem coloca a mão na massa. Não aceitaremos apenas a reposição da inflação; a valorização dos empregados é inegociável. Queremos ganho real e a garantia de que o poder de compra das nossas famílias será preservado e ampliado,” declarou Molin.

A Sanepar comunicou que está em fase de estudo das reivindicações apresentadas pelo Staemcp e pelos demais sindicatos. A empresa irá consolidar as demandas para apresentar uma contraproposta global.

Deixe Um Comentário