O Staemcp recebeu ontem, dia 31 de janeiro a proposta de ACT 2022 enviada pela Sanepar. E não é nenhuma surpresa para os empregados este boletim, afinal como de praxe das negociações coletivas com a Companhia, a Comissão de Relação Sindical faz questão de enviar a proposta primeiro aos trabalhadores para depois enviar ao Sindicato.
Seria normal, se não fosse pela chamada do texto, nas entrelinhas do e-mail enviado aos empregados ficou no ar uma leve ameaça, a de não continuidade dos benefícios.
Como se não bastasse a oferta miserável de 0% de ganho real, os negociadores da Companhia devem pensar que negociam com amadores ou pessoas sem instrução.
A CLT prevê a data-base, bem como no caso de não houver acordo no prazo de renovação de ACT há o mecanismo de ação judicial chamado de PROTESTO JUDICIAL TRABALHISTA, onde através dele é garantido a data base até o fim das negociações e NENHUM trabalhador tem seus direitos suspensos ou ameaçados.
Mais uma vez a Sanepar atropela o procedimento correto, de primeiro conversar com o Sindicato, pensam que com ameaças e pressão o Sindicato com “medo” assine um acordo às pressas.
Jamais o Staemcp iria apresentar ou colocar em votação uma proposta onde o seu representado é avacalhado em seus direitos! É exatamente assim que os empregados se sentem, uma empresa que lucra milhões ao dia se negar a dar um reajuste digno a seus empregados.
Enviaremos uma contraproposta a Companhia, e esperamos que ao menos negociem, do contrário, as negociações deste ACT promete ser longa…